Aulas particulares ou escola de inglês?

Essa é uma dúvida frequente para aqueles que desejam iniciar ou retomar os estudos. No entanto, ao analisar seus objetivos e os pontos positivos e negativos de cada modalidade, essa incerteza certamente desaparecerá!

Vamos lá! Uma escola de inglês oferece um ensino padronizado, com material didático previamente escolhido pelo orientador pedagógico e consequentemente nenhuma flexibilidade ao aluno. Por outro lado, a exigência de tarefas e o medo em "passar vergonha"  frente aos colegas, leva os alunos a entregarem  o homework. As turmas têm entre 5 e 15 alunos por sala, sendo que a maior interação acontece com os colegas de sala e não com o professor. Isso representa uma possível barreira àqueles que buscam fluência mais rápida. No entanto, alguns alunos preferem um relacionamento variado em contraste ao convívio com um único professor.

Ao optar por um professor particular o aluno se torna o foco exclusivo do profissional e deixa de ser apenas mais um aluno em sala. Em uma reunião preliminar os objetivos e necessidades do aluno são discutidos e é traçado um plano de estudos. Também são analisadas as características individuais do aluno, suas dificuldades e preferências didáticas. Assim, será definido um método para que os objetivos individuais sejam alcançados em menos tempo. O aluno tem total interação com o professor, estando exposto a pronúncia correta e treinando conversação.

Outro ponto que deve ser analisado é a conveniência. Com o trânsito caótico nas grande cidades, o tempo de deslocamento até a escola deve ser cuidadosamente analisado. Via de regra, ao optar por um professor particular, o profissional vai até sua casa ou escritório economizando seu tempo e despesas com transporte!

Outro ponto é o investimento financeiro. Normalmente neste quesito escolas são mais atraentes que aulas particulares, podendo variar entre R$300 e R$1000. No entanto o aluno deve considerar o tamanho das turmas e o tempo que efetivamente poderá se comunicar em inglês e não apenas resolver exercícios com um colega. Conforme já descrito, muitas vezes o professor numa sala de aula com muitos alunos apenas gerência as atividades e pouco interagem com os alunos....

Assim, a escolha entre professor particular ou escola deve ser feita considerando seus objetivos, tempo, e o valor a ser investido. Caso você não tenha pressa, precise de uma "pressão extra" para fazer exercícios, não esteja preocupado com fluência acelerada e tenha uma escola acessível próximo a sua casa/trabalho, a escola talvez seja a melhor escolha. No entanto, caso esteja ciente da sua necessidade de estudar, deseje focar nos estudos, deseje optimizar seu tempo e focar na conversão (sem deixar de lado outras habilidades), encontre um professor particular imediatamente!!