Não saio do To Be... Inglês é muito complicado.... Já comecei e parei infinitas vezes.... Eu até entendo mas não falo....
Essas são afirmações que ouço todos os dias e que um dia também já falei! LOL!!
Mas qual a solução? Primeiramente lembre que está aprendendo outra língua. Parece óbvio mas muitas pessoas criam a primeira barreira ao buscar uma tradução automática para todas palavras. Esqueça! Você não é Google Translator! Muitas palavras podem ser traduzidas automaticamente, outras apenas no contexto.
Um ponto muito interessante que torna o aprendizado do inglês mais fácil é a influência do Latim! Você já percebeu que o inglês formal é mais fácil que o coloquial? Assim, inicialmente procure palavras com base no Latim ao invés de se aventurar com frasal verbs, idiomatic expressions.
Procure separar um horário (preferencialmente diário), para se dedicar aos estudos. Se você dedicar 45 minutos diários, logo verá a melhora! Tenha um caderno ou planilha em Excell para anotar palavras e expressões novas. Procure deixar um dia por semana para revisar!
Você gosta de séries? Faça o download das transcrições dos episódios e acompanhe palavra por palavra o que o personagem diz! Essa é uma maneira fantástica para aumentar vocabulário. Mas sempre com seu caderno de vocabulário em mãos!!
Seja curioso! Quando vivia em Londres, eu sempre tinha meu caderno de vocabulário em mãos e tentava repetir mentalmente aquilo que via. O que eu não conseguia descrever, eu anotava e tirava as dúvidas com o professor ou dicionário! Isso pode parecer loucura mas ajuda e muito!
Por fim, procure um professor que deixe você à vontade para falar sobre seu dia a dia. Você aprendeu falando sobre temas diferentes e não apenas com um livro debaixo dos braços! Assim busque um profissional que se adeque aos seus interesses e necessidades, mantenha seu foco e tenha uma agenda cotidiana de estudos!